Release 33º Encontro do Clube de Leitura Ler para Tecer AEAMG

No dia 25 de abril 2024, foi realizado, por videoconferência, o trigésimo-terceiro encontro do CLUBE DE LEITURA LER PARA TECER AEA-MG.

Solitária, romance da escritora brasileira, Eliana Alves Cruz, foi o livro lido pelos participantes do Clube de Leitura para ser discutido nesse encontro.

Sobre  Solitária:

Solitária conta a história de duas mulheres negras, Mabel e Eunice, mãe e filha, que moram no trabalho, um condomínio de luxo desses encontrados em qualquer grande cidade brasileira. Eunice, a mãe, é testemunha-chave de um crime chocante ocorrido na casa dos patrões. Mabel, a filha, constrói o caminho que leva não apenas à elucidação deste crime, mas a uma mudança radical na vida das pessoas que cercam as protagonistas.

Em prosa ágil, intensa e assertiva, Eliana Alves Cruz constrói uma miríade de histórias que revolve o imaginário do trabalho doméstico no Brasil ― ainda tão vinculado à época escravocrata ― e o relaciona a questões contemporâneas urgentes como a pandemia, o debate sobre ações afirmativas e a luta por direitos reprodutivos.

Testemunho de uma crucial mudança de sensibilidade no espírito de nosso tempo, Solitária dá provas do quão urgente se tornou elaborar ― sem meias palavras ― não apenas a história, mas as sobrevidas da escravidão colonial. Ao fazê-lo, mostra como é possível enfrentar o desafio moral e ético de abordar essas experiências de vida sem replicar gratuitamente a violência que a sustenta nem reencenar nenhum pacto oculto de subalternidade. É um romance libertação.

“Eliana narra com a maestria da linguagem de alguém que sabe lidar com as palavras.” ― Conceição Evaristo

“Em Solitária , Eliana desponta como uma das mais importantes vozes de nossa literatura contemporânea.” ― Itamar Vieira Junior

A autora: Eliana Alves Cruz:

Eliana nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1966. Graduou-se em Comunicação Social pela Faculdade da Cidade em 1989. Fez pós-graduação em Comunicação Empresarial na Universidade Cândido Mendes. Trabalhou como gerente de imprensa da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos e cobriu 15 campeonatos mundiais, seis Jogos Pan-Americanos e seis Jogos Olímpicos.

Estreou na literatura com o romance Água de Barrela, baseado na trajetória da sua família desde o século XIX, na África. Foi a vencedora da primeira edição do Prêmio Literário Oliveira Silveira, oferecido pela Fundação Cultural Palmares em 2015.

Publicou textos nas coletâneas Cadernos Negros (Quilombhoje); Perdidas: Histórias para Crianças que Não Tem Vez (Imã Editorial)

Publica no site The Intercept, abordando temas relacionados ao racismo e à escravidão

Trechos do romance: (copiados da edição: Solitária/Eliana Alves Cruz.−1ª ed.−_ São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

“Mãe, a senhora precisa se libertar destas pessoas. A senhora não deve nada pra elas. Não tenha medo de encarar esse povo que nunca limpou a própria privada.”p.11

“Sim, quartos se emocionam. Cômodos também se encantam e se escandalizam. Concreto imprime memórias. A sala contou para o quarto, que contou para o corredor, que contou para a cozinha, que me contou. Os ouvidos das paredes escutaram tudo. O que aconteceu com o filho de Luzia era fácil de entender. Principalmente para nós, que abrigamos a intimidade que julgam não estar à vista de ninguém.”p.143

“Ali tem pagode, samba, sertanejo, funk, louvor. Tem também assédio, abuso, furto, acidente, homem sentado segurando com as duas mãos a cabeça cansada… Mas no trem ele relaxa, porque não tem dura da polícia. E se for polícia, descansa. E se ele for bandido, descansa também. Arrisca de o primeiro pedir desculpa se pisou no pé do segundo. No trem todo mundo é todo mundo, e todo mundo é ninguém.”p.17

“A discussão parou quando perceberam que já estávamos na casa. No final, Bruninho sobreviveu. A falta de oxigênio no cérebro o fez carregar sequelas neurológicas para toda a vida, mas estava vivo, então acharam por bem abafar o caso todo — e moveram seus contatos para isso. Seu Tiago podia não ser milagreiro, mas quem tem dinheiro faz os “milagres” acontecerem.”p.33

Comentário de leitores do Clube de Leitura:

“Gostei muito do livro, uma história intensa, verdadeira e emocionante ! Mais uma noite de aprendizados e troca de experiências.”

“Boa noite pessoal. Muito obrigada pelo excelente encontro. Muito obrigada pelo encontro e trocas tão ricas!!!”

“Boa noite, hoje fiquei nos bastidores, mas adorei a explanação sobre o livro. Como sempre valeu muito.”

“Tão bom ler com vocês! Todos generosos compartilhando e escutando com atenção e gentileza. Muito obrigada mais uma vez, amigos leitores.  Ótimo livro e encontro!”

“Boa noite. Obrigada a todos. Muito bom participar. Parabéns por essa indicação.  Acertou de novo.”

“Gratidão pelas partilhas. Muito aprendizado com este grupo.”

“Ótima escolha! Gosto muito dos nossos encontros! Enriquecem a leitura, ampliam o olhar sobre a obra com certeza!!”

“Nosso encontro de ontem foi, mais uma vez,  precioso. Pelos méritos do livro, as reflexões despertadas e, sobretudo, pelo que um livro pode despertar em nós,  na nossa história,  na nossa subjetividade.  Muito rico ouvir sobre o olhar de cada um para a narrativa e compartilhar os depoimentos pessoais. O grupo cresce nessa troca de afetos e conhecimentos!”

“Nosso encontro de ontem, como sempre, fantástico!! Quantos pontos de vista, quantas nuances, que riqueza de comentários!! Como complementam a leitura do livro!! Agradeço a todos que participaram,  e à AEA MG por mais um encontro excepcional!!”

“Tão bom ler com vocês! Todos generosos compartilhando e escutando com atenção e gentileza.”

“Muito obrigada mais uma vez, amigos leitores. Ótimo livro e encontro!

“Boa noite. Obrigada a todos. Muito bom participar. Parabéns por essa indicação.  Acertou de novo.”

“Gratidão pelas partilhas. Muito aprendizado com este grupo. Ótima escolha!”

“Gosto muito dos nossos encontros! Enriquecem a leitura, ampliam o olhar sobre a obra com certeza!!”

Para conhecer a autora:

https://youtu.be/HiiLMAZLNG0?si=cA1132eRr8fHAHB9

Próximo livro e data prevista para a discussão:

  •           34- A livraria mágica de Paris – 23/05/24

                   Autora: Nina  George (alemã)

Resenha:

Monsieur Perdu sabe prescrever o livro perfeito para um coração partido. Mas ele pode consertar o seu próprio? Best-seller mundial já traduzido para mais de 20 idiomas,  A livraria mágica de Paris  conta uma história tocante sobre amor, perda e o poder dos livros, que vai emocionar os leitores desde a primeira página.

 Monsieur Perdu se considera um “farmacêutico literário”. De seu barco-livraria ancorado no rio Sena, ele prescreve livros para todas as dificuldades da vida. Fazendo uma análise intuitiva dos clientes, Perdu identifica e recomenda o livro perfeito para cada um. A única pessoa que ele parece não conseguir curar através dos livros é ele mesmo: há anos vem sendo assombrado pela desilusão amorosa que sofreu quando a mulher de sua vida desapareceu e o deixou apenas com uma carta. Que ele não conseguiu abrir.

Vinte e um longos anos depois, Perdu se vê numa situação em que, finalmente, é forçado a ler a malfadada carta. Na esperança de fazer as pazes com sua perda e descobrir como termina aquela história, ele levanta âncora e parte para o sul da França com uma missão. Na companhia improvável de um escritor acometido por um bloqueio criativo e de um cozinheiro italiano à procura da barqueira misteriosa que roubou seu coração, Perdu navega pelos rios do interior da França compartilhando sabedoria e livros, e demonstrando que o mundo da literatura pode conduzir a alma humana pelo caminho da cura.

Sucesso de público e crítica, repleto de momentos deliciosos e salpicado com uma boa dose de aventura, A livraria mágica de Paris é uma carta de amor aos livros – perfeito para quem acredita no poder que as histórias têm de influenciar nossas vidas.

Os encontros são realizados nas últimas quintas-feiras de cada mês. Excepcionalmente, devido ao feriado de Corpus Christi que cairá na última quinta feira de maio, o encontro será realizado no dia 23 de maio.)

O tema do  clube de leitura “LER PARA TECER AEA-MG” é a leitura de livros de romances  escritos por autoras brasileiras e também estrangeiras.

“Um clube de leitura é um grupo de pessoas que leem o mesmo livro e se reúnem, de tempos em tempos, para conversar sobre cada uma das obras lidas.”

 

Foto da autora Eliana Alvez Cruz

Foto da leitora Irene Guimarães

Foto de tela com os participantes do Clube de Leitura

 

AEAMG