Release 31º Encontro do Clube de Leitura Ler para Tecer – AEAMG

No dia 29 de fevereiro de 2024, foi realizado, por videoconferência, o trigésimo-primeiro encontro do CLUBE DE LEITURA LER PARA TECER AEA-MG.

O amor que sinto agora, romance da escritora mineira, Leila Ferreira, foi o livro lido pelos participantes do Clube de Leitura para ser discutido nesse encontro.

Sobre  “O amor que sinto agora”

O livro “O Amor que sinto agora”, de Leila Ferreira,  parte de dramas familiares que se repetem para uma viagem de autoconhecimento e aceitação.  Escrevendo cartas para sua mãe,  sofridas, entremeadas com narrativas, a personagem Ana se confunde com a autora e percorre roteiros vinculados às histórias da família,  buscando alívio para seus conflitos pessoais e fardos que se atribuía. É assim que embarca para o México,  Egito e França,  numa odisseia plena de referências, encontros e iluminações. Um resgate que lhe trará novo olhar para a vida, possibilidades. Um caminho sofrido e restaurador. (Resenha feita pelo leitor Sebastião Aimone Braga)

A autora: Leila Ferreira

Leila Ferreira é formada em Letras e Jornalismo, com mestrado em Comunicação pela Universidade de Londres. Foi repórter da Rede Globo Minas, colaboradora de vários jornais e revistas e, durante dez anos, apresentou o programa Leila Entrevista por onde passaram mais de 1.600 entrevistados. É autora de cinco livros, entre eles os best-sellers A Arte de Ser Leve e Que Ninguém nos Ouça (com Cris Guerra).

Trechos do romance: (copiados da edição: Leila Ferreira. O amor que sinto agora. São Paulo: Planeta do Brasil,2018.)

“E foi como se você tivesse voltado. Ouvi, mais do que li, suas palavras, e tive vontade de ir até a cozinha fazer um café daqueles que tomávamos juntas, cada movimento da xícara servindo de vírgula, reticências, ponto de interrogação, ponto final. Exclamação, para você, jamais. Você nunca foi de exclamar. Eu era a exagerada, a rainha do drama e dos expletivos. p.13

“O fato é que nunca mais dissociei o cheiro da canela daquele estado de puro arrebatamento e total falta de juízo que a gente chama de paixão.” p.74

“Eu não tenho lembrança sequer de estar no seu colo quando criança. Ou de ter sido abraçada mais tarde. Beijo no rosto? Nunca. Evitávamos todo tipo de proximidade física. Nosso afeto ia até o limite do corpo. Aprendemos cedo a conter nossos gestos, a domesticar nossas mãos. E aprendemos com a mudez de seu corpo, mãe, e com a interdição associada ao corpo do meu pai. Formávamos uma família estranha, que economizava nos movimentos por medo de se esbarrar.” p. 97-98

Comentário de leitores do Clube de Leitura:

“Feliz por participar desse grupo, de tantos enriquecimentos na leitura! Obrigado pelas indicações e pela competente condução dos nossos encontros! Obrigado  a toda essa turma querida pelas significativas contribuições e novos olhares!”

“Obrigada colegas pelo encontro de ontem .Feliz por retornar à companhia de vocês.”

“Foi um ótimo encontro, sempre saio com uma bagagem com um rico aprendizado.”

“Boa noite a todos. Como sempre o nosso encontro foi enriquecedor. Obrigada pela indicação. Abraço.”

“Como sempre nosso encontro foi agradável e enriquecedor!! É um prazer estar com vocês!”

“Obrigada pela companhia hoje a noite e por tantos lados de ver uma mesma coisa.”

“A gente é realmente diversificado! E Graças a Deus que somos assim. Desse jeito podemos contribuir para o crescimento dos outros.”

“É tão bom essa diversidade de pontos de vista! Só nos enriquece, principalmente quando baixamos a guarda para ouvir o outro.”

“Nosso encontro, como sempre, rico e especial!! Agradeço pela companhia de todos, pelos comentários sempre interessantes e pela indicação e condução do encontro. E também à AEA, por nos proporcionar esses encontros.”

“Adorei também! Um prazer ouvir vocês, muito obrigada a todos.”

“Muito obrigada por mais um encontro especial e de casa cheia.”

“Muito obrigada pela indicação , muito bom nosso encontro.

“O encontro foi ótimo. Adorei ouvir todos os depoimentos. Gratidão.

“Mais um encontro com muita troca de experiência, emoções e aprendizado! É muito bom compartilhar ideias, sentimentos e vivências!”

Para conhecer a autora:

 Próximo livro e data prevista para a discussão:

  •  32- Caderno Proibido – 28/03/24
    Autora: Alba de Céspedes (Italiana)

Os encontros são realizados nas últimas quintas-feiras de cada mês.

O tema do  clube de leitura “LER PARA TECER AEA-MG” é a leitura de livros de romances  escritos por autoras brasileiras e também estrangeiras.

 “Um clube de leitura é um grupo de pessoas que leem o mesmo livro e se reúnem, de tempos em tempos, para conversar sobre cada uma das obras lidas.”


Foto da autora Leila Ferreira 


Foto da leitora Dione Melo com o livro


Foto de tela com os participantes do Clube de Leitura