Release 25º Encontro do Clube de Leitura Ler para Tecer – Água Fresca para as flores

Prezados(as) Associados(as)

No dia 31 de agosto de 2023 foi realizado, por videoconferência, o vigésimo-quinto encontro do CLUBE DE LEITURA LER PARA TECER AEAMG, coordenado pela escritora e associada da AEAMG,  Terezinha Pereira.

Água fresca para as flores, romance da escritora francesa, Valérie Perrin, foi o livro lido pelos participantes do Clube de Leitura e discutido nesse encontro.

Sobre: Água fresca para as flores

Os dias de Violette Toussaint são marcados por confidências. Para aqueles que vão prestar homenagens aos entes queridos, a casa da zeladora do cemitério funciona também como um abrigo diante da perda, um lugar em que memórias, risadas e lágrimas se misturam a xícaras de café, chá ou taças de vinho. Com a pequena equipe de coveiros e o padre da região, Violette forma uma família peculiar. Mas como ela chegou a esse mundo onde o trágico e o excêntrico se combinam?

Com quase cinquenta anos, a zeladora coleciona fantasmas — uma infância conturbada, um marido desaparecido e feridas ainda mais profundas —, mas encontra conforto entre os rituais e as flores de seu cemitério. Sua rotina é interrompida, no entanto, pela chegada de Julien Seul, um homem que insiste em deixar as cinzas da mãe no túmulo de um seu completo desconhecido. Logo fica claro que esse encontro promete desenterrar sentimentos há muito esquecidos.

À medida que os laços entre os vivos e os mortos são expostos, acompanhamos a história dessa mulher que acredita de forma obstinada na felicidade, mesmo após tantas provações. Com sua comovente e poética ode ao cotidiano, Água fresca para as flores é um relato íntimo e atemporal sobre a capacidade de redenção do amor.

A autora:

Valérie Perrin nasceu em 1967, em Remiremont/França , e cresceu na Borgonha, França . Fotógrafa e roteirista, publicou seu primeiro romance em 2015, o best-seller Les Oubliés du dimanche. Desde então, já ganhou diversos prêmios, teve suas obras traduzidas para trinta idiomas e foi uma das autoras mais vendidas na França em 2019. Água fresca para as flores é seu primeiro livro publicado no Brasil.

Trechos do romance – copiados da edição: Valérie Perrin. Água fresca para as flores. 1ª. Ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2021

“Meus vizinhos não tremem na base. Eles não têm preocupações, não se apaixonam, não roem as unhas, não acreditam em coincidências, não fazem promessas nem barulho, não recebem pensão, não choram, não procuram a chave, os óculos, o controle da TV, os filhos nem a felicidade.

Eles não leem, não pagam impostos, não fazem dieta, não têm preferências, não mudam de opinião, não arrumam a cama, não fumam, não fazem listas, não ficam remoendo uma ideia antes de falar. Eles não têm substitutos.

Não são puxa-sacos, ambiciosos, rancorosos, vaidosos, mesquinhos, generosos, ciumentos, negligenciados, limpos, sublimes, engraçados, viciados, avarentos, sorridentes, espertos, violentos, apaixonados, rabugentos, hipócritas, doces, durões, moles, maldosos, mentirosos, ladrões, jogadores, corajosos, preguiçosos, crentes, pervertidos nem otimistas.

Eles estão mortos.” p.7

“Amanhã vamos ter um enterro às quatro da tarde. Um novo residente para o meu cemitério. Um homem de cinquenta e cinco anos, que morreu por ter fumado demais. Enfim, isso foi o que os médicos disseram. Eles nunca dizem que um homem de cinquenta e cinco anos pode morrer por

não ter sido amado, não ter sido ouvido, ter recebido contas demais, ter solicitado empréstimos demais, ter visto os filhos crescerem e irem embora, sem se despedir de verdade. Uma vida de críticas, uma vida de caras feias. Então ele gostava muito do seu cigarrinho e seu charuto para desembrulhar o estômago.”p. 31

“— Acho que as heranças não deviam existir. Acho que devíamos doar tudo para as pessoas que amamos quando ainda estamos vivos. Nosso tempo e nosso dinheiro. As heranças foram inventadas pelo diabo para que as famílias se destruam. Só acredito na doação em vida. Não nas promessas da morte.” p.306

Comentários de leitores do clube de leitura:

“Obrigada a todos. Nosso encontro é imperdível.

“Não consegui participar do encontro, e nem de terminar de ler o livro “Água frescas para as flores!” Parabéns pela escolha do livro. Adorei o nosso encontro. Um abraço carinhoso.

”Delicioso nosso encontro, assim como o livro. Muitas histórias dentro de outras. As vidas estão ligadas e nem nos damos conta. Belíssima indicação.”

“Um encontro que nem a vida quer: com tristezas e alegrias, perdas e superações, tudo compartilhado com afeto e confiança! Afinal, seguimos a metáfora do vestuário da personagem Violette. Mesmo que externamente se veja a sobriedade das cores, no nome também, e que a vida venha com escolhas difíceis, contextos dramáticos, lá dentro, na alma, existem cores vivas, o porte ereto, o verão, o eterno renovar das plantas e do alimento que nos nutre. Existe a capacidade de renovação, de trocar a água das flores.”

“Gente, que delícia de encontro!”

“Fizemos jus ao livro: falamos de temas doídos, densos, mas terminamos com a leveza da Violette. Obrigada a todos.”

“Foi muito emocionante e agradável nosso encontro!”

Para conhecer a autora: 

Próximo livro e data prevista para as próximas discussões:

  • 26- Floradas na Serra – 28/09/2023
    Autora: Dinah Silveira de Queiroz (brasileira)
  • 27- O olho mais azul – 26/10/2023
    Autora: Toni Morrison (estadunidense)

Os encontros são realizados nas últimas quintas-feiras de cada mês.

O tema do clube de leitura “LER PARA TECER AEAMG” é a leitura de livros de romances escritos por autoras brasileiras e também estrangeiras.

“Um clube de leitura é um grupo de pessoas que leem o mesmo livro e se reúnem, de tempos em tempos, para conversar sobre cada uma das obras lidas.”


Capa de Água fresca para as flores


Foto da autora Valérie Perrin


Associada Maria Borges Pereira


Reunião virtual com os participantes do Clube

AEAMG