Release 1º Encontro do Projeto “Entender para Prosperar ” – Aula magna

Prezados(as) Associados(as)

Na última segunda-feira, tivemos o primeiro encontro do Projeto “Entender para Prosperar”, conduzido pelo Educador Financeiro Leo Motta. O encontro teve a participação de Arthur Dantas Lemos, autoridade na formação de educadores e consultores financeiros em todo o país, e abrilhantou a abertura do programa “Entender para Prosperar” dizendo o quanto se sente feliz em saber que a AEAMG e a Saúde do Bolso estão organizando um programa tão bem estruturado para falar de um tema significativamente importante e deixou sua certeza de que aqueles que participarem, especialmente os com humildade intelectual, chegarão ao final dos 12 encontros de maneira diferente, com uma nova perspectiva e sobretudo tomando decisões com mais inteligência financeira, o que propicia resultados financeiros melhores que, ao final das contas, representa mais qualidade de vida e bem-estar.

O filme “O Fim da Vida”, um “documentário” apresentado, que também pode ser acessado pelo link https://www.youtube.com/watch?v=9uuDCybsCVw   trouxe uma mensagem forte quanto às causas e consequências do não saber lidar e se relacionar com o dinheiro nas fases da vida. É claro o sentimento de tristeza nos depoimentos que fazem o filme, mas também é claro o sentimento de esperança pois mostra que, independentemente da idade, condição ou situação atual, temos tempo para poder no organizar e planejar melhor para tratar os imprevistos e realizar sonhos.

Uma de nossas colegas, compartilhou seu depoimento… Minha mãe sempre ganhou pouco, sustentava a casa e sempre guardou dinheiro. O valor mensal da poupança ela considerava como uma despesa fixa. No fim da vida tinha bastante dinheiro guardado. Mas eu não consegui aprender.”

Uma pergunta provocou bastante os participantes… “O que é preciso para investir?” Muitas foram as respostas dos participantes e palavras como vontade, disciplina, conhecimento, planejamento, direcionamento, readequar despesas e persistência foram citadas diversas vezes. Leo Motta trouxe a importância destes hábitos, atitudes e comportamentos e evidenciou a necessidade do dinheiro, do tempo e, principalmente, do sonho – este o verdadeiro combustível.

“Quem guarda sempre tem” foi um dos provérbios relacionados ao dinheiro que foi lembrado, bem como o reconhecimento de que somos uma geração conservadora quando o assunto é dinheiro. Será mesmo? Até que ponto este perfil pode estar relacionado ao desconhecimento?

Os participantes sugeriram temas a serem debatidos nos próximos encontros, sugestão acatada com entusiasmo pelo coordenador do projeto.

No próximo encontro, previsto para o dia 14/08, no mesmo horário, às 19:30h,  vamos entender como se dá o processo de nossas escolhas financeiras e, principalmente, o que fazer para melhorar nossas decisões financeiras. 

O link para acesso será informado em breve. Participem! 

AEAMG