Release 11° Encontro – Programa ENTENDER PARA PROSPERAR – Não Caia Em Armadilhas

Golpes Financeiros foi o tema do 11º Encontro do programa ENTENDER PARA PROSPERAR.

Neste encontro, Leo Motta, educador financeiro coordenador do programa, contou com a brilhante presença do Major PM Vilaça, que atua na Diretoria de Inteligência da PMMG e das consultoras de segurança da Caixa Fabrícia Comarella e Mônica Siervi.

Major Vilaça não só nos falou sobre as principais modalidades de armadilhas financeiras que estamos expostos, mas também trouxe vídeos e áudios de como elas acontecem na vida real, como capturam nossos dados e ainda apresentou os cuidados práticos que devemos ter para nos proteger de eventos que nos levam a perder dinheiro.

Fabrícia e Mônica corroboraram com o que foi apresentado, destacando que o bombardeio vem de todos os lados: sites, redes sociais, celulares, computadores, internet, aplicativos e telefones fixos e também citaram vários golpes que clientes de instituições financeiras vem sofrendo, especialmente em terminais de autoatendimento e WhatsApp.

Mônica ainda dividiu com os presentes um importante recado: “Temos recebido diversas mensagens, oriundas majoritariamente de Agências e Superintendências, com relatos de clientes que receberam ligações de números conhecidos por números de unidades CAIXA, sendo que as ligações de fato não foram originadas pelas unidades CAIXA. Esses números de telefones são, em suma, máscaras criadas a partir de centrais telefônicas que binam no telefone dos clientes, que ao atenderem, permite ao golpista se fazer passar por funcionário/atendente CAIXA, inclusive com orientações sobre procedimentos que remetem à realidade, como se apresentar com o nome de algum empregado de unidade CAIXA ou se passando por atendentes das Centrais de Atendimento CAIXA, solicitando dados e/ou procedimentos operacionais com vistas a concretizar suas atitudes fraudulentas. Tais ações não se tratam de clonagem de número telefônico da CAIXA, e sim tratam-se de uma técnica ou serviço denominado “CallerID Spoofing”.

Nessa técnica, o golpista aproveita-se de um serviço (Spoofing via serviços de VoIP), disponível pela tecnologia VOIP, de alterar o CallerID (número de telefone que se contrata da operadora). Com isso, escolhe e altera o número que aparecerá no destino, conhecido como Spoofing, ou seja, os meliantes ligam de um telefone que não é da Caixa, porém quando aparece na tela do celular eles utilizam uma “máscara ” que aparece o telefone da Caixa ou Agência ”.

Disponibilizamos em anexo as cartilhas de segurança da Caixa, Itaú e Polícia Civil de MG, onde podemos entender e agir no sentido da nossa proteção.

Um depoimento mostrou o sentimento dos participantes: “as informações e os exemplos foram muito relevantes. Precisamos mesmo nos atualizar e precaver de possíveis golpes”.

Leo Motta concluiu o tema reafirmando a importância de nos conscientizar de que somos falíveis e alertando que não adotar práticas protetivas é um péssimo investimento e fechou o encontro com uma mensagem extremamente reflexiva sobre o que, de fato, já caminhamos por consequência dos nossos encontros.

Estaremos esperando por você na próxima 2ª feira, dia 23/10 – às 19h30, para o último Encontro do Programa ENTENDER PARA PROSPERAR!!!

AEAMG