Presidente da FENACEF na Câmara dos Deputados em Brasília, sobre a Resolução nº 53

FENACEF se posiciona contrária à resolução 53/2022

Entre as ações da semana em Brasília, na quinta-feira (30), a equipe da FENACEF participou do debate público, na Câmara Federal, sobre a Resolução 53, provocado pelo deputado Darci Pompeu de Matos (PDT-RS). 

Assim como outras 15 entidades representativas de participantes dos planos de previdência complementar, a FENACEF se posicionou contrária à implementação da Resolução do CNPC, uma vez que traz grande insegurança para suas instituições associadas e aos mais de 58 mil aposentados vinculados a elas.  

Em sua fala, *o presidente da FENACEF, Edgard Antonio Bastos Lima, destacou* os impactos de uma potencial retirada de patrocínio na vida dos aposentados. _“Até acredito que no caso da FUNCEF, não há uma lógica para que isso aconteça, pois, há um valor alto a ser despendido pela Caixa. Mas, se acontecer, quantos de nós vamos sobreviver só com o fato da retirada do patrocínio?

Por fim, Edgard conclamou a todas as instituições e deputados presentes na plenária a agirem no cerne da questão para, além de impedir  a publicação da Resolução 53, reavaliar a Lei Complementar 109/2001, que é o instrumento legal que de fato prevê direitos, deveres e garantias dos participantes desses planos no Brasil. 

Confere abaixo a fala do presidente da FENACEF.