Entender para Prosperar: entrevista com o educador financeiro Leo Motta
Com o propósito de fornecer apoio sólido e incentivo para a melhoria da saúde financeira de seus associados, a AEAMG lançou o programa “Entender para Prosperar”. Contando com a experiência do especialista em educação financeira, Leo Motta, o projeto busca oferecer orientações valiosas e acessíveis sobre finanças pessoais.
Em uma entrevista exclusiva concedida à Assessoria de Comunicação da AEAMG, Leo Motta compartilha detalhes do projeto, abordando o impacto positivo que a educação financeira pode ter na vida dos associados, diante dos desafios financeiros que muitos aposentados enfrentam atualmente.
O programa acontecerá na forma de lives previamente programadas, cujo objetivo é apresentar estratégias concretas para a organização e planejamento financeiro, permitindo que os participantes encontrem apoio para gerir seus recursos e viver uma aposentadoria mais tranquila e segura em termos financeiros.
AEAMG: Como a educação financeira pode impactar positivamente a vida dos associados AEAMG?
Leo Motta: Sabemos que o assunto finanças não é recorrente, ainda existe muito tabu e crenças limitantes e a busca por apoio, apesar da reconhecida importância, não é espontânea, diferentemente de uma academia, ninguém sai de casa com o objetivo de buscar um “personal finance”. Não diferente de qualquer área, o conhecimento é a alavanca que impactará o processo de tomada de decisões financeiras, tornando-o mais consciente, assertivo, independente e autônomo. Entretanto “conhecimento sem ação vira perturbação” e é por isto que a 4 anos assumi a desafiadora missão de ajudar as pessoas a não perder dinheiro. Como educador financeiro levo conhecimento e como “médico do bolso” trato da prevenção, promoção ou recuperação da saúde financeira dos meus clientes.
AEAMG: Quais são os principais desafios financeiros enfrentados pelos aposentados e como esses encontros nas lives poderão ajudá-los a superar?
Leo Motta: De forma geral o aposentado construiu sua vida financeira para, com saúde, gozar de bons momentos com amigos e familiares. Muitos ajudam filhos e netos, outros têm necessitado de renda extra ou até mesmo ser apoiado pela família para dar conta do dia a dia. De forma mais específica, o aposentado da Caixa tem convivido com algumas situações inesperadas que tem comprometido suas finanças e que merecem um olhar clínico. Não falo de cultura financeira, mas sim de comportamentos, hábitos e atitudes que proporcionem uma vida financeira mais saudável e sustentável.
AEAMG: Quais são os tópicos mais relevantes que serão abordados nas lives e como eles podem ajudar os participantes a melhorar sua situação financeira?
Leo Motta: Iremos tratar sobre finanças com foco na vida real, abordando temas que irão auxiliar os associados não só em suas vidas financeiras, mas também na vida de seus entes queridos. Temos preparado alguns temas que tratam sobre dívidas, organização, planejamento, alocação de recursos, comportamento, milhas aéreas, meios de pagamento, golpes financeiros, etc. Mas queremos muito uma construção conjunta, participativa, repleta de temas sugeridos pelos associados.
AEAMG: Qual é a importância do conhecimento sobre investimentos para os aposentados e como as lives irão abordar esse assunto de forma acessível e prática?
Leo Motta: Independente da área ou da situação financeira do associado, o conhecimento é que nos permite transformação. Com o passar dos anos, a máxima “eu só sei que nada sei” fica mais evidente. Mesmo tendo sido bancários por anos a fio, o dinâmico mercado financeiro exige atualização do conhecimento para elaboração de uma estratégia de alocação de recursos que vise melhores resultados e uma vida com mais bem-estar, inclusive financeiro.
AEAMG: Além de adquirir conhecimentos, o que os participantes poderão esperar como benefícios concretos após assistir às lives e aplicar o aprendizado em suas vidas financeiras?
Leo Motta: Independentemente da situação financeira que a pessoa se encontre, organizar o presente e preparar o futuro é o maior benefício. O conhecimento liberta, a habilidade promove mudanças e a atitude transforma. De forma bem direta podemos citar uma significativa melhora na gestão financeira; prosperidade advinda da transformação; autoconhecimento financeiro; realização de sonhos; autoconfiança; autonomia e independência na tomada de decisão e o mais importante: saúde financeira e emocional, para aproveitar os bons momentos da vida com foco num futuro mais tranquilo, saudável e sustentável financeiramente.
AEAMG: Quais são as principais estratégias que serão compartilhadas nas lives para auxiliar os associados na organização e planejamento financeiro?
Leo Motta: Quando lidamos com a palavra estratégia, quase que instantaneamente nos afastamos do tema seja ele qual for. Estratégia não pode ser vista como algo difícil, complexo, complicado. Com o método, técnica e tecnologia que utilizo em meus atendimentos os associados poderão estabelecê-las de forma bem acessível e prática. Tem que ser algo simples, estimulador e, principalmente, que respeite o perfil e ciclo de vida de cada pessoa.
AEAMG: Como esse projeto pode contribuir para que os associados tenham uma aposentadoria mais tranquila e segura em termos financeiros?
Leo Motta: Temos vivido o tormento dos equacionamentos em nossos planos de previdência e, em que pese, por exemplo, as importantes medidas administrativas e judiciais em curso, precisamos dar conta do momento financeiro atual. Fazer aquilo que gostamos é o ideal, mas por vezes faz-se necessário gostar do que precisamos. O projeto visa sensibilizar e estimular as pessoas para um novo caminhar na vida financeira e, eu e convidados, iremos usar de nossa melhor versão para contribuir para que ela seja melhor a cada dia.