Release 34º Encontro do Clube de Leitura Ler para Tecer AEAMG

No dia 23 de maio de 2024, foi realizado, por videoconferência, o trigésimo-quarto encontro do CLUBE DE LEITURA LER PARA TECER AEA-MG.

A livraria mágica de Paris, romance da escritora alemã, Nina George, foi o livro lido pelos participantes do Clube de Leitura para ser discutido nesse encontro.

Sobre: A livraria mágica de Paris

Monsieur Perdu se considera um “farmacêutico literário”. De seu barco-livraria ancorado no rio Sena, ele prescreve livros para todas as dificuldades da vida. Fazendo uma análise intuitiva dos clientes, Perdu identifica e recomenda o livro perfeito para cada um.

A única pessoa que ele não consegue curar através dos livros é ele mesmo: há anos vem sendo assombrado pela desilusão amorosa que sofreu quando a mulher de sua vida desapareceu e o deixou apenas com uma carta, que ele não conseguiu abrir.

Vinte e um longos anos depois, Perdu se vê numa situação em que, finalmente, é forçado a ler a carta. Na esperança de fazer as pazes com sua perda e descobrir como termina aquela história, ele desprende seu barco do porto e parte para o sul da França com uma missão.

Na companhia improvável de um escritor acometido por um bloqueio criativo e de um cozinheiro italiano à procura da barqueira misteriosa que roubou seu coração, Perdu navega pelos rios do interior da França compartilhando sabedoria e livros, e demonstrando que o mundo da literatura pode conduzir a alma humana pelo caminho da cura.

Sucesso de público e crítica, repleto de momentos deliciosos e salpicado com uma boa dose de aventura, A livraria mágica de Paris é uma carta de amor aos livros.

A autora: Nina George

Nina George trabalha como jornalista, escritora e professora. Nasceu no dia 30 de agosto de 1973, em Bielefeld, Alemanha. Ela escreve thrillers, romances, artigos, contos e crônicas.

“A livraria mágica de Paris” que teve sua primeira publicação em alemão em 2013, permaneceu mais de um ano nas listas de livros mais vendidos da Alemanha e foi best sellers na Itália, na Polônia, na Holanda e nos Estados Unidos, figurando várias semanas na lista do jornal The New York Times.

Nina George é casada com o escritor Jens J. Kramer e divide seu tempo entre Hamburgo e a Bretanha.

Nina publicou 26 livros, cerca de 600 colunas em jornais, e mais de centenas de contos. No Brasil, pela editora Record, temos quatro lançamentos das obras da autora: em 2016 chegou por aqui “A Livraria Mágica de Paris”, em 2017 foi publicado “O Maravilhoso Bistrô Francês”, em 2019, “O livro dos sonhos” e, em 2022, “Luzes do Sul”.

Trechos do romance: (copiados da edição: Nina George, A livraria mágica de Paris. 1ªed. trad. Petê Rissatti. Rio de Janeiro:Record, 2016)

“Ler é uma viagem sem fim. Uma viagem longa, até mesmo eterna, na qual nos tornamos mais brandos, mais carinhosos e mais humanos.”

“Antes havia cortinas ali. E daquele lado fotos, flores e livros, um gato chamado Castor, que dormia no sofá. Havia castiçais e sussurros, taças de vinho tinto e música. Sombras dançantes na parede, uma delas alta, a outra impressionantemente linda.

Houve amor naquele quarto.

Agora, há apenas eu.”

“— Livros não são como ovos. Só porque um livro tem alguns anos nas costas não significa que esteja podre.

— Monsieur Perdu também elevou o tom de voz. — E o que há de errado em ser velho? Velhice não é doença. Todos envelhecemos, e os livros também. Teria a senhora, ou qualquer pessoa, menor valor, ou seria menos importante, só porque está há mais tempo no mundo?”

“— Livros nos protegem da burrice. De falsas esperanças. De homens vaidosos. Despem a senhora com amor, força e conhecimento. São o amor que vem de dentro. Tome a sua decisão: livros ou…”

Comentário de leitores do Clube de Leitura:

“A Livraria Mágica de Paris é um livro intenso e delicioso sobre um livreiro, dono de um barco-livraria estacionado no rio Sena e que indica livros como remédios para seus clientes.

No entanto, ele próprio guarda dor de um amor perdido, fecha-se por 21 anos para o desejo e possibilidades. Uma nova moradora no seu prédio, também sofrendo uma desilusão, aparece como desafio na vida de Jean Perdu.

Junto com outro vizinho, um jovem autor, solta as amarras do barco e parte para uma viagem por rios, eclusas, passagens de nível, entre dificuldades, encontros, aprendizagens, paisagens, sombras e luzes, num ritual de cura.

Livros viram mercadoria de troca e o mar, a luz da Provence, vivências, aromas e vinhos, reencontros, tudo contribui para um novo desejo, um novo amor, uma nova vida.”

“Quanta riqueza nos nossos encontros!! Agradeço, agradeço, agradeço.”

“Boa noite a todos! Mais um encontro agradável, com tantas emoções e troca de saberes e experiências!”

“Obrigada por este encontro de tantas profundas reflexões…”

“Muito obrigada pelo excelente encontro!”
“O livro é delicioso. Uma poesia! Um frescor! Valeu a escolha.”

Para conhecer a autora:

Próximos livros e datas previstas para a discussão:

35- Três contos: – 27/06/24

– As crianças ficam

– Ódio, amizade, namoro, amor, casamento

– O urso atravessou a montanha

Autora: Alice Munro (canadense)

36- A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas – 25/07/24

Autora: Maria José Silveira (brasileira)

Os encontros são realizados nas últimas quintas-feiras de cada mês.

O tema do clube de leitura “LER PARA TECER AEA-MG” é a leitura de livros de romances escritos por autoras brasileiras e também estrangeiras.

“Um clube de leitura é um grupo de pessoas que leem o mesmo livro e se reúnem, de tempos em tempos, para conversar sobre cada uma das obras lidas.”

Foto da autora Nina George mages

Foto da leitora Sônia Torres

Foto de tela com os participantes do Clube de Leitura

 

 

AEAMG
27/05/24