Informe 001/2022 AEA MG – 04 JAN 2022 Clube De Leitura – Ler Para Tecer

                                                       

                                                                                                                                         

                                                                                                              INFORME 001/2022 AEA MG – 04 JAN 2022

                                                                                        Palavras-chave: CLUBE DE LEITURA – LER PARA TECER AEAMG

Prezado(a)s Associado(a)s,

 

No dia 30 de dezembro, última quinta-feira do mês, e do ano de 2021, foi realizado, por videoconferência, o terceiro encontro do Clube de Leitura LER PARA TECER AEA-MG.

“Um clube de leitura é um grupo de pessoas que leem o mesmo livro e se reúnem, de tempos em tempos, para conversar sobre cada uma das obras lidas.”

O tema do LER PARA TECER AEA-MG é a leitura de livros de romances escritos por autoras brasileiras e também estrangeiras.

Segundo a mediadora e escritora Terezinha Pereira, no mês de dezembro, o livro lido e discutido pelos leitores foi “A Hora da Estrela” de Clarice Lispector. Durante o encontro, os participantes partilharam suas experiências, trocaram opiniões, falaram de seus mais diversos sentimentos despertados pela leitura do livro. 

A nordestina Macabéa, a protagonista de A Hora da Estrela, é uma mulher que mal tem consciência de existir. Depois de perder seu único elo com o mundo, uma velha tia, ela viaja para o Rio, onde aluga um quarto, se emprega como datilógrafa e gasta suas horas ouvindo a Rádio Relógio. Apaixona-se, então, por Olímpico de Jesus, um metalúrgico nordestino, que logo a trai com Glória, uma colega de trabalho. Desesperada, Macabéa consulta uma cartomante, que lhe prevê um futuro luminoso, bem diferente do que a espera.  

Trechos:  

“Então eu canto alto agudo uma melodia sincopada e estridente – é a minha própria dor, eu que carrego o mundo e há falta de felicidade. Felicidade? Nunca vi palavra mais doida, inventada pelas nordestinas que andam por aí aos montes.” 

Clarice Lispector (1920-1977). A Hora da Estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 2020.p.10 

“Mas a tia lhe ensinara que comer ovo fazia mal para o fígado. Sendo assim, obediente adoecia, sentindo dores do lado esquerdo oposto ao fígado. Pois era muito impressionável e acreditava em tudo o que existia e no que não existia também. Mas não sabia enfeitar a realidade. Para ela a realidade era demais para ser acreditada. Aliás a palavra “realidade” não lhe dizia nada. Nem a mim, por Deus.” 

Clarice Lispector (1920-1977). A Hora da Estrela. Edição com manuscritos e ensaios inéditos. Rio de Janeiro: Rocco, 2017.p.30 

 “E quando acordava? Quando acordava não sabia mais quem era. Só depois é que pensava com satisfação: sou datilógrafa e virgem, e gosto de coca-cola. Só então vestia-se de si mesma, passava o resto do dia representando com obediência o papel de ser.” 

Clarice Lispector (1920-1977). A Hora da Estrela. Edição com manuscritos e ensaios inéditos. Rio de Janeiro: Rocco, 2017.p.32 

“Outro retrato: nunca recebera presentes. Aliás não precisava de muita coisa. Mas um dia viu algo que por um leve instante cobiçou: um livro que Seu Raimundo, dado a literatura, deixara sobre a mesa. O título era “Humilhados e Ofendidos”. Ficou pensativa. Talvez tivesse pela primeira vez se definido numa classe social. Pensou, pensou e pensou! Chegou à conclusão que na verdade ninguém jamais a ofendera, tudo que acontecia era porque as coisas são assim mesmo e não havia luta possível, para que lutar?” 

 Clarice Lispector (1920-1977). A Hora da Estrela. Edição com manuscritos e ensaios inéditos. Rio de Janeiro: Rocco, 2017.p.36 

Comentários de leitores do clube de leitura: 

Comentários sobre o prazer de ler: 

“E o grande prazer que é ler, não é?”; “Ler é emoção, prazer, cultura, interação com a humanidade e seus caminhos, seus dramas, sua história!”; “É um modo de viver muitas vidas.” 

Próximos livros e datas para discussão: 

Dias de Abandono – 27/janeiro/2022 – Autora: Elena Ferrante ( Itália) – 184p. 

Tudo é rio. – 24/fevereiro/2022 – 24/fevereiro/2022 – Autora: Carla Madeira (Brasil) 210 p. Niketche – Uma história de poligamia – 31/março/2022  – Autora: Paulina Chiziane (Moçambique) – 296p. 

 

A AEAMG está à sua disposição para prestar mais informações sobre o Clube de Leitura. Participe.

 

Duas Associadas participantes do Clube de Leitura LER PARA TECER – AEAMG, Sandra Lúcia e Sônia Torres com o livro do mês de dezembro 21, A Hora da Estrela, Clarice Lispector.

Cordialmente

 

Adriana Marinho de A. Couto                                   Maria Lúcia A. R. de Almeida

Diretora de Comunicação e Marketing                   Diretora Sociocultural

AEAMG                                                                         AEAMG

 

Maurício Marques de Aguiar

Presidente

AEAMG