Confira o que aconteceu no Conexão FENACEF, em São Paulo
Prezados(as) Associados(as)
A nova Diretoria da FENACEF iniciou sua gestão oportunizando aos seus associados participarem de importante evento, reunindo presencialmente em São Paulo cerca de 500 pessoas e mais de 2.000 pelo canal do Youtube.
Juntamente com Valfrido Oliveira, Presidente da FENACEF, os Presidentes das entidades representativas dos empregados e aposentados Caixa, como: ANIPA, FENAE e FENAG abriram o evento com palavras que trouxeram a expectativa para o cumprimento do seu propósito, que é de repassar informações seguras e que tragam alento aos aposentados e pensionistas, para resgatar a dignidade de quem já fez muito pela Caixa.
Segundo Valfrido, “Precisamos sair daqui com soluções para melhoria da qualidade de vida de nossos aposentados e pensionistas.”
Ainda em sua fala, ele solicitou à direção da Caixa a reabertura do processo de diálogo com as entidades sobre o Saúde Caixa e mais transparência e informações por parte da FUNCEF.
O Conexão FENACEF é uma inovação pensada para aproximar os aposentados dos atores que, de fato, têm influência na proposição de agendas e soluções que interessam à categoria.
O Presidente da Caixa, Carlos Vieira Fernandes, iniciou sua fala sensibilizado com a atual situação dos aposentados e afirmou que está imbuído na construção de um melhor horizonte para os aposentados.
Conhecedor que é da FUNCEF, convidou o atual Presidente da Fundação, Ricardo Pontes e instituiu um Grupo de Trabalho com o objetivo de tratar o equacionamento visando reduzir o seu impacto na vida dos aposentados.
Sinalizou com veemência que é uma situação concreta que se delineará em poucos meses.
Na sequência, o VP de Gestão de Pessoas, Francisco Egídio Pelúcio Martins, ressaltou o compromisso assumido com o Presidente da Caixa em resolver a questão do equacionamento, e Marcos Brasiliano Rosa, VP de Finanças, que pontuou que as decisões sobre o equacionamento não acontecerão por um milagre, mas construídas com muito diálogo, responsabilidade e interlocuções com diversas áreas, pois é uma questão complexa.
Ainda sobre o tema equacionamento, o Presidente da FUNCEF, Ricardo Pontes, apresentou o planejamento estratégico da fundação, cujo propósito é o de contribuir de forma ativa para a qualidade de vida dos participantes. Acompanhado dos Diretores Rogério Vida e Jair Ferreira, apresentou os números da Fundação e as principais conquistas em 2023.
A parte final do evento foi dedicada à apresentação aos convidados presentes das perguntas enviadas pelos associados via suas bases representativas.
A Assessora Estratégica do Presidente da Caixa, Salete Cavalcanti, respondeu algumas delas, e contextualizou sobre este novo tempo que a Caixa está vivendo. Segundo ela, estamos com uma janela de oportunidade como há muito não tínhamos. Ela participa do grupo que foi criado para discutir o equacionamento que é eminentemente técnico, formado por especialistas de grande experiência no assunto.
Segundo Salete, “A encomenda do Presidente é de dar alívio a quem sofre com os descontos do equacionamento e para isso já fizemos várias interlocuções com o governo. Teremos redução sim no equacionamento e dou o meu aval que é um trabalho muito sério. Gostaria de passar essa tranquilidade para vocês, do nosso afinco, do nosso propósito, mas sem o patrocínio da Caixa e também da FUNCEF isso não estaria acontecendo.”
Ainda na seção de perguntas, Ricardo Pontes informou sobre a medida jurídica ajuizada pela FUNCEF com o objetivo de garantir o cumprimento do acordo de leniência da J & F e a legalidade do título de crédito corporativo recebido em 2017. Também a Petros entrou com esta ação e está alinhada à FUNCEF. O movimento agora será o de articular com cada ministro do STF visando sensibilizá-los sobre a importância de honrarmos este acordo, pois somente na Caixa são 140 mil famílias que serão impactadas com essa medida.
Outra pergunta importante respondida pelo Diretor Jair, da FUNCEF, foi sobre a divergência apontada pela Receita Federal nos valores dos rendimentos informados pela FUNCEF, situação daquelas pessoas que tiveram decisão judicial sobre o assunto e assim caíram na malha fina.
Jair esclareceu que a FUNCEF está fazendo uma alteração no formato da base de rendimentos de 2023 visando informar à Receita Federal de forma que não haja dúvidas, e se a Receita assim permitir, a FUNCEF irá refazer o retroativo.
Informou também que está sendo debatido no Senado, após aprovação na Câmara dos Deputados, um projeto que retira o limite de dedução dos 12% sobre os valores do equacionamento. Várias reuniões e articulações estão sendo feitas para que a lei seja alterada.
O Presidente Ricardo Pontes, respondendo à pergunta formulada sobre as mulheres pré-79, disse que a FUNCEF tem buscado fazer acordos com os não saldados, mas sempre com deságio.
Neste sentido, a secretária da FENACEF, Dra. Vera, fez um pedido ao Presidente Ricardo Pontes para que ele corrija esta situação, considerando que existe um direito concedido pela corte suprema, e portanto, precisa ser respeitado. Trata-se da dignidade das mulheres da Caixa.
A FENACEF informou que as perguntas não respondidas durante o evento terão suas respostas disponibilizadas em breve no site da FENACEF para visualização pelos interessados.
Valfrido Oliveira, Presidente da FENACEF, encerrou o evento, agradecendo a todos os presentes e reforçou a necessidade de estarmos atentos e acompanharmos todos os encaminhamentos feitos durante o encontro.
Na próxima sexta-feira, Valfrido estará reunido com representantes de todas as 22 associações do país ligadas à FENACEF, para discutirem a repercussão das apresentações do dia anterior e consolidar uma agenda efetiva de encaminhamentos sobre os temas abordados.
Na agenda, ainda estão previstas outras atividades como apresentação da nova diretoria da FENACEF aos novos presidentes de AEA, discussão sobre o Estatuto da FENACEF, apresentação sobre o andamento de projetos de lei, Jogos FENACEF, orçamento 2024 e apresentação exclusiva sobre o FENACEF Saúde.
A AEAMG agradece a todos que estiveram presentes ao evento, seja de forma presencial ou on-line.
Atenciosamente
Adriana Marinho de A. Couto
Diretora de Comunicação e Marketing
Maria Lúcia Araújo Rabelo de Almeida
Presidente AEAMG