Clube de Leitura Ler para Tecer – 22º Encontro

Prezados(as) Associados(as)

No dia 25 de maio de 2023 foi realizado, por videoconferência,  o vigésimo-segundo encontro do CLUBE DE LEITURA LER PARA TECER da AEAMG, facilitado pela escritora e associada Terezinha Pereira.  “A cor púrpura”, romance da escritora estadunidense, Alice Walker, foi o livro lido pelos participantes do Clube de Leitura e discutido nesse encontro.

Sobre “A cor púrpura”

O romance A cor púrpura, de Alice Walker, publicado em 1982, é ambientado na primeira metade do século XX, no qual, a autora aborda e discute assuntos como a desigualdade de gêneros, racismo, misoginia e desigualdade social. A narrativa é extremamente lírica e construída através de cartas da personagem principal, Celie, endereçadas a Deus e à sua irmã Nettie e põe em relevo a percepção de “sororidade”, isto é, como as personagens femininas se ajudam mutuamente. A autora também discorre sobre a violência sistemática perpetuada contra mulheres. É um livro que emociona, que faz pensar. A edição brasileira da José Olympio Editora tem uma bela tradução realizada por Betúlia Machado, Maria José Silveira e Peg Bodelson, que conseguiram passar para o português a fala simples da personagem central, intraduzível muitas vezes.

A autora:

Alice Walker é escritora, poeta e ativista, nascida no estado da Geórgia, Estados Unidos, em 1944. Devido ao contexto da segregação racial, estudou na única escola que aceitava crianças negras em sua cidade. Pelo excelente desempenho acadêmico, recebeu bolsa integral para a universidade, primeiro em Atlanta – onde integrou o Movimento pelos Direitos Civis –, e depois em Nova York, onde se formou. Trabalhou como professora de literatura no estado do Mississipi em períodos dos anos 1960 e 1970. Seu primeiro livro, Once, de poesia, foi lançado em 1968. Publicou em seguida diversas edições de contos e romances, entre elas A cor púrpura, em 1983, livro vencedor dos prêmios Pulitzer em 1983 e também do prêmio National Book Award. Foi adaptado para o cinema pelo diretor Steven Spielberg, estrelado por Whoopi Goldberg. Walker publicou sete romances, quatro livros de contos, quatro livros infantis e também livros de ensaio e poesia.

Trechos do romance- transcritos da edição: “Alice Walker (1944). A cor púrpura.28ª edição. Rio de Janeiro: José Olympio, 2022”

“Tô ficando cansada do Harpo, ela falou. Tudo que ele pensa desde que a gente casou é como fazer eu obedecer. Ele num quer uma esposa, ele quer um cachorro.” p.84

“Uma boa coisa desse jeito que ele tem de nunca trabalhar quando tá em casa, é que ninguém sente a falta dele quando ele tá fora.” p.60

Você sabia que existiam grandes cidades na África maiores que Milledgeville e até Atlanta, milhares de anos atrás? Que os egípcios que construíram as pirâmides e escravizaram os israelitas eram pretos? Que a Etiópia sobre a qual nós lemos na Bíblia era antigamente a África toda?

Pois eu li e li até que achei que meus olhos iam cair. Eu li que os africanos nos venderam porque gostavam mais do dinheiro do que dos próprios irmãos e irmãs. Como viemos para a América em navios. Como fomos obrigados a trabalhar. p.158

“É no trabalho que as mulheres ficam se conhecendo e gostando umas das outras. Foi através do trabalho que Catherine se tornou amiga de todas as outras esposas de seu marido. Essa amizade entre as mulheres é uma coisa sobre a qual o Samuel sempre fala. Porque as mulheres repartem o marido, mas o marido não reparte a amizade delas, isso faz o Samuel se sentir incômodo. É confuso, eu reconheço. E é o dever cristão do Samuel como pastor apregoar a orientação da Bíblia de um esposo e uma esposa. O Samuel fica confuso porque para ele, já que as mulheres são amigas e fazem tudo uma pela outra — não sempre, mas mais frequentemente do que qualquer pessoa dos Estados Unidos poderia esperar — e desde que elas riem e fofocam e cuidam uma dos filhos da outra, então elas devem estar felizes com as coisas como são.” p.197

Comentários de leitores do clube de leitura:

“Amigos de leitura, mais uma vez agradeço pelos momentos de reflexão e diferentes abordagens do livro do mês. É sempre muito boa e enriquecedora a troca de experiências. Faz a gente pensar por outras perspectivas.”

“O livro A Cor Púrpura me trouxe a lágrima da dor, mas, sobretudo a lágrima do amor, este sentimento que nos liga a todos e a tudo e a Ele!!! Obrigada pela indicação e condução e a todos que tornam nosso encontro super prazeroso!!

“Agradeço a todos e à associação por nos proporcionar os encontros. À mediadora, especialmente, por indicar obras tão interessantes e conduzir tão bem as reuniões. Aprendo muito com todos. Sempre li muito, aprendi a ler com 5 anos de idade e participar de um clube de leitura deu uma nova perspectiva à minha maneira de ler. Mudou para muito melhor. E a descoberta de novas autoras é muito estimulante. Obrigada por mais essa significativa leitura e ao grupo pelas ricas contribuições!”

“Um livro que nos traz tristeza na cor do título, dor, mas que, também, significa espiritualidade, possibilidade de mudança, magia da transformação. Sofridos e amadurecidos, os personagens falam que estamos na vida para admirar, para aprender, passando a amar e, com isso, ser amado também.”

“Obrigada por mais esta bela indicação do livro do mês! Muito obrigada a todos por mais uma noite de crescimento pessoal!!

“Adoro nossos encontros! Alimentam a minha alma! Obrigada a todos.”

“Agradecida pelo encontro acolhedor, sempre a acrescentar. Boa noite para vocês!

“O encontro foi ótimo. As trocas sempre enriquecedoras. O livro é muito triste no início, também tive dificuldade de manter a leitura. Vi muita espiritualidade na Celie. Dominação do forte sobre o mais fraco. O imperialismo. etc…Gratidão. Ótima escolha!”

  • Para conhecer a autora

 

  • Resenha do livro

Próximo livro e data prevista para a discussão:

  • 23 – Humanos exemplares – 29/ junho/ 2023
    Autora: Juliana Leite (brasileira)

Os encontros são realizados nas últimas quintas-feiras de cada mês.

O tema do clube de leitura “LER PARA TECER AEA-MG” é a leitura de livros de romances escritos por autoras brasileiras e também estrangeiras.

“Um clube de leitura é um grupo de pessoas que leem o mesmo livro e se reúnem, de tempos em tempos, para conversar sobre cada uma das obras lidas.”


Capa: A cor púrpura


Foto da associada Helena Arruda 


 Foto da autora Alice Walker


Reunião virtual com os participantes do Clube

AEAMG