AEAMG recebe o Presidente da Caixa e sua comitiva em Belo Horizonte

ENCONTRO DA AEAMG COM O PRESIDENTE DA CAIXA

Prezado(a)s Associado(a)s,

Com muita alegria compartilhamos com vocês a realização no dia de ontem, 08 FEV 24, do encontro da Diretoria Executiva da AEAMG com o Presidente da CAIXA, Senhor Carlos Vieira, acompanhado pelos Vice-Presidentes Marcelo Prata, Marcelo Bonfim e Inês Magalhães.

Atendendo pedido do Cerimonial, orientado pelo próprio Presidente Carlos Vieira, o encontro foi restrito à Diretoria da AEAMG, convidados dos Vice-Presidentes presentes e Superintendentes da CAIXA em Belo Horizonte.

Contamos também no encontro com o colega Leone Vilas Boas, que nessa semana, a convite do Vice-Presidente Marcelo Prata, passou a responder como seu Consultor, pessoa a quem desejamos a continuidade do excelente trabalho sempre desenvolvido na carreira.

Salientamos que o encontro com o Presidente Carlos Vieira, desejado e manifestado anteriormente pela AEAMG, foi facilitado por ações do VP Marcelo Prata e empenho da sempre simpática e eficiente Camila Hermana, Chefe do Cerimonial da Presidência.

Destacamos que os pontos altos do evento foram a fala da Presidente da AEAMG, Maria Lúcia Araújo Rabelo de Almeida e do Presidente Carlos Vieira em seguida.

A Presidente Maria Lúcia concentrou sua manifestação em três pontos de elevada importância para todos nós: a dignidade do colega aposentado CAIXA, e não só os associados da AEAMG, que são os motivos da existência e responsabilidades da Associação; do impacto do equacionamento FUNCEF na vida das famílias economiárias, e no momento do Saúde CAIXA.

Sobre o equacionamento, Maria Lúcia resgatou fala recente do Presidente Carlos Vieira e depositou confiança no desenvolvimento do trabalho em curso, feito a várias mãos, que visa encontrar soluções aplicáveis ao indesejável, desconfortante e oneroso equacionamento, lembrando a todos os presentes da importância de participação dos aposentados nas discussões, quando ofereceu total disponibilidade para participar das discussões do tema.

Ao falar sobre o Saúde CAIXA, apontou os grandes desconfortos pelo que passam os usuários do plano, em especial os aposentados, (ausência de estrutura tecnológica compatível à sua importância, estrutura administrativa e custo elevado), que diante das novas regras, aumenta o risco de déficit corrente, pois já é identificada a saída de participantes que consomem menos saúde curativa e participam das receitas com suas mensalidades, permanecendo no plano aqueles que mais consomem assistência e contribuem com valores menores.

Ponto alto da fala foi a reivindicação para que os aposentados tenham assento formal nas negociações do plano de saúde, desde à estrutura de gestão como fechamento de acordos específicos sobre o Saúde CAIXA, considerando que quantitativamente, os aposentados representam hoje mais de um terço dos participantes.

Encerrando sua fala na parte inicial do encontro, a Presidente Maria Lúcia reiterou o apoio da AEAMG ao Presidente e toda sua equipe de gestão, solicitando e colocando-se à disposição para participações efetivas nos processos de melhoria do plano de saúde.

Ao assumir a fala no encontro, o Presidente da CAIXA, Senhor Carlos Vieira, agradeceu muito a oportunidade de estar entre nós e concordou integralmente com a exposição da Presidente da AEAMG.

Em seguida fez um breve relato de sua passagem pela CAIXA antes de assumir à Presidência, com ênfase no período de sua gestão como Presidente da FUNCEF, iniciada no segundo semestre de 2016, e que durante todo o período de sua gestão, foi um contumaz aprendiz do assunto previdência privada, conduziu processos de melhoria em todas as frentes da Fundação, identificou pontos de fragilidade nas gestões passadas recentes à sua chegada, dando início a uma condução administrativa e financeira que privilegiou, naquele momento, os ativos da FUNCEF.

Hoje, como Presidente da CAIXA e o aprendizado adquirido na condução da FUNCEF, sabedor dos problemas existentes e causados pelo equacionamento, empenha-se pessoalmente e junto a toda a sua equipe para encontrar uma solução, informando, sem revelar por questões estratégicas e sigilo requerido pelo tema, que alternativas que confortarão os participantes poderão ser brevemente anunciadas.

Ao abordar o Saúde CAIXA, reconheceu a pertinência das características atuais do plano trazidas pela Presidente Maria Lúcia, acrescentando que temas como gestão de custos, visíveis e invisíveis que afetam o processo precisam ser atacadas de forma urgente, inclusive com o uso de inteligência artificial.

Manifestou concordância que os aposentados devem participar de forma efetiva dos rumos do Saúde CAIXA, dando como uma alternativa a formação de um “Conselho Superior”, formado com pessoas sêniores e outros que possam efetivamente contribuir para um plano sustentável.

Destacou que faz parte da sua agenda de curtíssimo prazo tratar do Saúde CAIXA, inclusive salientando que a situação atual não é sustentável financeiramente, com o plano já apresentando situações deficitárias no curto prazo e que exigirão, no final de dois anos, ajustes impactantes, o que não é desejável, porém, dada à urgência do tema equacionamento, as forças estão nele concentradas, e que vencidos os problemas maiores, a atenção será o Saúde CAIXA.

Frisou que a importância dos aposentados no processo é reconhecida e será parte integrante na busca de soluções para o plano, aceitando a disponibilidade ofertada da AEAMG para isso.

Em seguida trouxe importantes informações sobre a CAIXA.

Enalteceu a força e participação de Minas Gerais na grandeza da CAIXA, seja nos números quanto em relação à competência técnica dos empregados.

Ressaltou a importância do processo de transformação da empresa visando elevá-la a patamares mais robustos, honrando a sua história de 163 anos.

Agradeceu novamente a rica oportunidade de estar entre nós, passando a palavra ao Vice-Presidente Marcelo Prata, que por sua vez comentou efusivamente seu retorno à Vice-Presidência, trouxe palavras de agradecimento ao seu pai, Flávio Prata, colega aposentado CAIXA e outros presentes.

Em seguida falou o VP Marcelo Bonfim, que ratificou as falas do Presidente Carlos Vieira e acrescentou o cuidado e ações constantes da CAIXA frente às ameaças que ela recebe, colocando-se à disposição de todos para integrar uma gestão comprometida.

A Vice-Presidente Inês, que integrou a equipe da Presidência posteriormente em nosso evento, de forma breve manifestou apoio ao que foi dito até aquele momento.

Diante da exiguidade de tempo, o Presidente gentilmente ouviu dois dos diretores da AEAMG, e o associado Leo Motta, presente ao encontro.

O encontro foi formalmente encerrado pela Presidente da AEAMG, Senhora Maria Lúcia, seguido do seu registro fotográfico.

A AEAMG ratifica seu sentimento de que o encontro foi muito positivo. Permitiu que nossos anseios fossem livremente apresentados, e mais que apresentados, foram acolhidos como pertinentes.

Acreditamos que o diálogo das representações formais é e tem força maior que o que encontramos quando acontece por conflitos abertos e individualizados.

Acreditamos na fala dos representantes maiores da CAIXA, no comprometimento e ações demonstradas à frente da empresa, com olhar ampliado para tudo e todos, especialmente empregados e aposentados.

Acreditamos que, com passos firmes, conscienciosos e gradualmente maiores, a AEAMG caminha forte na defesa dos interesses de seus associados.

Atenciosamente

Maria Lúcia Araújo Rabelo de Almeida
Em nome de toda a Diretoria Executiva da AEAMG