De economiários a viajantes: conheça a jornada dos aposentados Juarez e Lourdes viajando pelo Brasil em um MotorHome

Hoje, mergulhamos no mundo da aposentadoria vivida nas estradas, onde a vida é uma aventura constante. Conheça Juarez Machado de Oliveira, aposentado CAIXA do Rio Grande do Sul que, ao lado de sua esposa Lourdes Klauck, decidiu acrescentar em sua vida quilômetros rodados em um Motorhome. Uma jornada que ilustra como a aposentadoria pode ser uma oportunidade para explorar novos horizontes, literalmente. Juarez, que dedicou anos como empregado da Caixa, esteve em BH recentemente participando dos Jogos Regionais na APCEF MG e sua história nos chamou a atenção.

Com “sua casa sobre rodas”, o casal abraça a liberdade de ir aonde o vento os levar. Esta é uma história de resiliência, amor e descoberta, onde cada quilômetro percorrido é uma página em branco esperando para ser preenchida com novas experiências e memórias inesquecíveis.

Na entrevista exclusiva para o Jornal AEA em foco, Juarez compartilha sua perspectiva única sobre a vida na estrada, o significado de viver o momento e como ele e sua esposa transformaram sua aposentadoria em uma emocionante aventura sob quatro rodas. Prepare-se para se inspirar com essa história de coragem, determinação e, acima de tudo, de nunca parar de explorar.

Juarez: Viajar por estradas sempre esteve presente conosco nos períodos de feriados prolongados e férias, além do que puxar um reboque (carretinha) lotado por equipamentos de camping para convívio familiar em Florianópolis.

A opção por viajar em um motorhome (MH) foi mais recente, perto de 10 anos atrás por volta de 2014, exatos 5 anos antes da aposentadoria na CAIXA, quando um sinal muito forte me despertou nesse momento da vida profissional.

Convidado a participar em um curso para despertar auto estima fora do mundo CAIXA, despretensiosamente fui e agradeço até hoje, pois acendeu a reflexão ao “sentido da vida” no qual estávamos mergulhados e sufocados diariamente.

Posso até detalhar “essa mão estendida” visando possibilitar uma luz à atual geração, mas fica para outra oportunidade se assim desejarem, ficando o relato desse fato como registro da descoberta do meu hobby de viajar de motorhome.

As razões por trás dessa escolha estão em dois pilares:

Mobilidade do motorhome em pequenas localidades

Considerando nossa idade atualmente, utilizaremos o MH para conhecer o micro e não o macro espaço geográfico, aprender com a visão abaixo e não acima da floresta e apreciar a simplicidade do ser e não do ter das pessoas.

Outro contexto é conhecer nosso país de perto, via litoral e o seu interior, para vivenciar e provar do privilégio que desfruta o interesse de turistas externos, além de que esses eventos servirão de contraponto à argumentos negativos.

Mensagem inspiradora da Geração Sessenta Mais
Evidenciar e confirmar a nós mesmos e aos identificados com esse grupo social ativo da capacidade, lucidez e persistência em realizarem projetos pessoais adormecidos em suas gavetas mentais ao longo da vida.

Outro viés sugerido é que essa história do viajante de motorhome é um exemplo vitorioso de projeto pessoal amadurecido por vários anos até chegar na convicção e materialização de seu propósito.
Entretanto, a mensagem principal é que cada pessoa ache, tenha foco e já comece antes a aprofundar o seu planejamento para que, ao chegar à aposentadoria, passe a dedicar-se em tempo integral ao seu projeto pessoal.

Juarez: Facilidade de conquistar amigos físicos.

Primeiro camping em Pomerode/SC com propósito de ficar dentro do MH para aprendizado e, logo em seguida, veio um vizinho do motorhome ao lado com um prato de pastéis para dar boas-vindas. Mais amigos, menos estudos.

Motorhome é um mundo fascinante

Chegada na garagem apertada de supermercado e onde a esposa disse que o marido me ajudaria estacionar se olhasse o MH por dentro. Era seu sonho. Pergunta à guarda municipal aonde teria lugar para ficar o MH, sendo que além de ficar junto a eles, ainda fizeram questão de tirar fotos conosco e o MH.

Exposição do MH em evento fechado. Visitante ficou fascinado pelo veículo e disse que ia trazer a esposa para nós convencê-la na compra de seu MH.

Camping na frente escola municipal. Professora pediu em tirar foto dos alunos junto ao MH, então abrimos as portas e todos entraram. Melhor visita.

Juarez: Um cenário espetacular da natureza é mais vivenciado no momento instante do que pela foto ou vídeo. Assim também é a sensação de liberdade do MH que é mais sentida na pele na forma presencial do que descritiva em palavras.

Mas vamos tentar explicar. Visita a uma gruta em Minas Gerais e, no dia seguinte, estacionou ao nosso lado um ônibus de turismo que depois iria para Diamantina/MG. Convidou nós e ficamos 3 dias juntos. Sensação de liberdade.

Juarez: Aspectos mais gratificantes” faço a substituição por VANTAGENS de viajar em um motorhome, embora que por fim viram aspectos mais gratificantes.
Essas vantagens mencionadas a seguir acontecem no motorhome tanto em viagem (movimento) quanto estacionado (parado).

Liberdade geográfica.

Expressão empregada entre os viajantes inseridos no mundo dos motorhomes e constitui, em outras palavras, o deslocamento por qualquer lugar de forma livre sem o comprometimento antecipado de reserva e valor de sinal.

Flexibilidade de roteiros

A utilização do motorhome na execução de roteiros é vantajoso pois torna maleável seus ajustes nos destinos estabelecidos diante da presença de circunstâncias inesperadas que dificultam os planos considerados.

Economia nos componentes hospedagem e alimentação

Os componentes de transporte (deslocamento), hospedagem (abrigo), alimentação (nutrição) e lazer (diversão) formam o produto “Plano de viagem ou férias”. Utilização do MH explica por si as vantagens nos componentes do título.

Conforto de itens pessoais

Viagem de motorhome é usufruir em todos os dias a mesma cama igual da casa fixa com seus travesseiros e lençóis, banheiro privativo quente ou frio com seu sabonete e shampoo e fazer a comida predileta no seu fogão.

Contato com a natureza

O alto grau de contato com a natureza é a característica principal de viajar com o MH, pois os usuários além de carregarem o seu próprio abrigo para atender a necessidade de proteção, realizam a finalidade de desfrutar do lazer.

Pessoas, culturas e culinárias

Os lugares únicos em que o MH chega geram oportunidades de conhecer pessoas locais, culturas raízes e culinárias exclusivas de cada região e estado brasileiro que, por fim, compõe o continente chamado Brasil.
Essas vantagens estão inseridas no conteúdo de BATE-PAPO criado por mim.

Juarez: Experiências marcadas por cenários construídos pela natureza e também a mão do homem do bem, tais como:

APCEF/RS * Espaço Bem Viver de São Chico (homem e natureza)
Gruta Fiorese * Nova Roma do Sul/RS (a mão da natureza)
Gruta Nossa Senhora de Lourdes Terceira Légua * Caxias do Sul (natureza)
Serra do Rio do Rastro/SC (parceria do homem e natureza)
Santuário Santa Paulina * cidade de Nova Trento/SC (a mão do homem)
APCEF/SC, Praia do Jurerê/Florianópolis (parceria do homem e natureza)
Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida/SP (a mão do homem)
Holambra/SP * cidade das flores (a mão do homem)
Grutas Rei do Mato * Sete Lagoas/MG (a mão da natureza)
Grutas da Lapinha * lagoa Santa/MG (a mão da natureza)
Gruta de Maquiné * Cordisburgo/MG (a mão da natureza)
Santuário Dom Bosco * Brasília/DF (a mão do homem)
Torre de Tv Digital * Brasília/DF (a mão do homem)
AEA em foco: O que você diria a outros aposentados que estão considerando a ideia de viajar em um motorhome? Quais são os principais benefícios desse estilo de vida?

Juarez: Aos colegas da CAIXA atualmente na ativa (distantes e próximos da aposentadoria) e aos já aposentados que estão considerando a ideia de viajar em um motorhome faço a sugestão de seguirem os seguintes passos.

Conhecimento externo

Procura de informações de motorhome para estudo sobre características, legislação, prós e contras, benefícios e custeios e, por fim, plano financeiro. Superando este passo passe o seguinte.

Conhecimento interno

Responda a si mesmo se consegue responder sim às seguintes adequações do MH como velocidade menor, tempo de estrada maior, mais paradas, dirigir à direita e dificuldade de estacionamentos. Caso diga não, pense ou mude ação. Superando este passo passe o seguinte.

Visitações

Aproximação de contatos de motorhome em exposições no Brasil, encontro de grupos de afinidades, fábricas conhecidas no mercado, proprietários atuais e suas experiências e, por fim, vendedores de MH para conhecer suas razões. Superando este passo passe o seguinte.

Aluguel de motorhome

Neste momento chega de “teoria e veículo parado” para entrar na “prática e movimento do veículo”, procurando empresas de aluguel, mínimo de 4 dias, teste a realidade, avalie o risco investido e, por fim, atenda as adequações. Superando este passo passe o seguinte.

Definição do motorhome

Agora definição do seu MH sobre mais estradas ou parado, tamanho pequeno, médio ou grande, montagem padrão ou diferenciado, atuação em locais extremos ou normais e, por fim, distância do sonho com orçamento disponível. Superando este passo decida a empresa e realize a montagem.
Esses passos estão inseridos no conteúdo de BATE-PAPO criado por mim.

Os principais benefícios desse estilo de vida estão registrados nos seguintes LEGADOS pretendido por nós, ou seja:

Sonhe, acredite e vai atrás dos seus planos.

O esforço e as dores valorizam as conquistas. O universo retribui seus pensamentos.
As viagens mostram o real tamanho do nosso ser.

Gratidão gera gratidão em dobro. Esses legados estão inseridos no conteúdo de BATE-PAPO criado por mim.

Juarez: Os viajantes utilizam a troca da palavra desafios por perrengues pois mostram o não planejado, o indesejado naquele instante e o sofrimento alheio com suas soluções dos impasses ocorridos. Ao invés de desafios ou perrengues usamos o termo APRENDIZADOS, pois essas situações servem para serem evitadas.

Alguns aprendizados “fora do nosso controle” foram: a realidade dos locais pesquisados diferente das fotos ou então não temos dados de lugares com segurança para deixar o MH, contudo, a passagem pelo local é imprescindível. A superação está em chegar no local até às 12hs para dar tempo de buscar em campo outro local adequado aos nossos conceitos de segurança.

Tem aprendizado, “agora de nosso controle”, mas ignorado futura dificuldade, ocorre em períodos de exposições do MH quando fica parado e fixo durante todo o evento e assim impedido de esvaziarem os tanques da cozinha e banho. A superação está em verificar os níveis de volume dos tanques e esvaziá-los antes do evento, assim como completar o nível do tanque de água potável.

Juarez: Descrevo como conselho prático: 1) planejamento dos roteiros para facilitar caminhos e prazos, 2) pesquisa de clima para evitar surpresas de roupas e atividades, 3) buscar relatos e informes de locais a serem visitados para evitar ajustes de rotas, 4) pesquisar postos de combustíveis para locais de grandes distâncias para evitar falta do mesmo e 5) pensamento e ações de gratidões diárias para facilitar o favor do universo.

Juarez: A conveniência que um motorhome oferece é a transformação de uma casa fixa em móvel gerando a liberdade de viajar para onde quiser e quando quiser. Os benefícios dessa conveniência estão na liberdade de explorar novos lugares e na economia de dinheiro em hospedagem, alimentação e transporte.

O termo “aventura de viagem” não foi encontrado na internet no qual visava conhecer seu conceitual para após relacioná-lo com a questão conveniência do motorhome. Foi encontrado a expressão “turismo de aventura”, todavia, causou dúvida se seria este contexto para buscar a sua relação a citada pergunta.
A chave para uma experiência bem-sucedida em participar no mundo do motorhome e adotar esse estilo de vida está na convicção do que faz, no acreditar de suas palavras, das lições tiradas dos aprendizados diários, nas atitudes e ações praticadas em conexão com teus valores, na realização dos compromissos acordados ou aviso antecipado no impedimento da agenda assumida, no sorriso de seus lábios ainda que em momentos difíceis, na avaliação constante da materialização de seus propósitos e, por fim, faça a cumprir a mensagem da plotagem registrada nas portas traseiras do nosso motorhome chamado carinhosamente de Fuveco.

“ Vale cada km da vida, mesmo não sabendo seu fim.”

Resumindo, curta o privilégio das longas horas do dia no HOJE do que viver na angústia de buscar saber quantas horas do dia ainda teremos no AMANHÃ.

Juarez: A mensagem ou lição resumia em uma só palavra GRATIDÃO. Agradeça sempre
pelas ajudas recebidas de estranhos do teu convívio; por aprendizados nos caminhos para testarem o emocional e físico; pelas oportunidades de estender apoio para estranhos do círculo social; pelo momento de evitar a dilatação do ego diante do saber dos humildes e,
por vivenciar a simplicidade do amor ao próximo;

Agradeça sempre pois assim vais perceber que nunca andarás sozinho.

Abraços a todos.