Release 37º Encontro do Clube da Leitura Ler para Tecer AEAMG
No dia 29 de agosto de 2024, foi realizado, por videoconferência, o trigésimo-sétimo encontro do CLUBE DE LEITURA LER PARA TECER AEA-MG.
O livro de Carolina – a improvável biografia de Carolina Machado de Assis, romance da escritora brasileira, Rosa Busnello, foi o livro lido pelos participantes do Clube de Leitura para ser discutido nesse encontro.
Sobre: O livro de Carolina – a improvável biografia de Carolina Machado de Assis
Uma mulher por trás de um gênio
Se houvesse uma biografia da esposa de Machado de Assis poderia ser esta. O livro de Carolina. Sua voz, sua origem, sua ambição. Um romance recheado de correspondências originais, e um toque de requinte em sua construção literária. Fica a imagem de Carolina junto ao escritor: corrigindo seus escritos, transcrevendo-os, vendo-os nascer, hoje, títulos notórios. Seriam as obras de Machado seus filhos não tidos?
A portuguesa Carolina Augusta de Novaes Machado de Assis viveu por mais de trinta anos no Brasil. Foi uma mulher reconhecidamente culta, inteligente e discreta, e foi casada com Machado de Assis. Rosa Busnello é uma romancista. Gosta de pessoas que viveram nesse mundo, deixando-nos pistas para compor histórias, e Carolina foi perfeita para este fim. Pouco se sabe de sua vida em Portugal, e por isso a autora coloca esta versão como uma biografia improvável. Não há como comprová-la.
No Brasil, a vida dessa mulher intrigante também foi marcada pela discrição, apesar de contarmos com várias histórias. Estas abrangem o namoro com Machado – de início malvisto pelos irmãos Novais –, os relatos de amigas e vizinhas, e seus trinta e cinco anos de companheirismo no casamento.
As cartas e reflexões de Carolina que na obra aparecem são todas fictícias. As de Machado são todas verdadeiras, e formam parte do acervo público da ABL.
A autora: Rosa Busnello
Rosa Helena Delgado Busnello, gaúcha de Porto Alegre, nasceu no inverno de 1959. É doutora em Psicologia e Mestre em Psicologia Social e da Personalidade e em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem como foco de interesse a Cognição Social, com ênfase nas memórias sociais. O livro de Carolina é o seu quarto romance. Publicou (assinando Dehbusnello) Um Amor de fim de mundo: Alix e Niki, a história da família imperial russa (Record – Rosa dos Tempos, 1995); Catarina de Medicis, a rainha bruxa (Imago, 1990; Pergaminho, 1991) e Senhor das histórias: cenas de William Shakespeare (Imago, 1991).
Trechos do romance: (copiados da edição: Rosa Busnello. O livro de Carolina – a improvável biografia de Carolina Machado de Assis. Porto Alegre: Libretos, 2021.)
“A tua pergunta natural é esta: qual destes dois capítulos era o da Corina? Curiosa! Era o primeiro. O que te afirmo é que dos dois 0 mais amado foi o segundo. Mas nem o primeiro nem o segundo se parecem nada com o terceiro e último capítulo do meu coração. Diz Staêl que os primeiros amores não são os mais fortes porque nascem simplesmente da necessidade de amar. Assim é comigo; mas, além dessa, há uma razão capital, e é que tu não te pareces nada com as mulheres vulgares que tenho conhecido. Espírito e coração como os teus são prendas raras; alma tão boa e tão elevada, sensibilidade tão melindrosa, razão tão reta não são bens que a natureza espalhasse ãs mãos cheias pelo teu sexo. Tu pertences ao pequeno número de mulheres que ainda sabem amar, sentir e pensar. Como te não amaria eu? Além disso tens para mim um dote que realça-os mais: sofreste.” .p.106
(trecho de carta escrita por Machado de Assis à Carolina em 02 de março-sem indicação do ano, mas provavelmente no período de noivado dos dois) )
“Como Carolina um dia escreveu, assim são fitas as histórias. Di silêncios e de medos escondidos.?”p.119
“Meu marido já escreve um outro romance – Helena -, para publicar em capítulos no mesmo jornal, e deve lançar um livro de poesias em breve. Também escreveu uma novela curta, que chamou de Casa Velha. Ele ainda não tem coragem de publicá-la, pois se trata – claramente – das pessoas que moravam na Quinta do Livramento, onde ele nasceu e cresceu.”p.143
Comentário de leitores do Clube de Leitura:
“Gostei muito. Conheci Machado de Assis. Não fazia a menor ideia da vida dele. E o nosso Brasil dos anos 1800 e alguma coisa? Coisa horrível. Imundície e doenças as mais diversas.”
“De cada livro indicado para leitura no grupo, a gente tira um aprendizado ou, melhor, muitos…”
“Muito bom o nosso encontro como sempre! Obrigada aos colegas pelas ricas trocas e a Terezinha por mais uma ótima indicação. Adorei conhecer o lado humano do grande Machado de Assis (Machadinho) e sua extraordinária parceira de vida.”
“ Nosso encontro de ontem foi ótimo, como sempre!! Mais uma escolha acertada. Além de conhecer um pouco do homem Machado de Assis, ainda me fez ter vontade de reler as obras citadas. Agradeço à Terezinha pela indicação do livro, à @AEAMG pelo patrocínio e aos colegas que participaram pela partilha de suas impressões e comentários. É um privilégio fazer parte deste grupo.”
“Parabéns colegas. Mais um momento bacanérrimo, como este grupo
“Agradeço por mais um encontro do nosso clube de leitura, emocionante e especial!”
Para conhecer a autora:
https://www.youtube.com/live/e33bX_4BZ1A
Próximo livro e data prevista para a discussão:
38º. – Anarquistas, graças a Deus, da autora brasileira, Zélia Gattai
Data: 26 de setembro de 2024
Os encontros são realizados nas últimas quintas-feiras de cada mês.
O tema do clube de leitura “LER PARA TECER AEA-MG” é a leitura de livros de romances escritos por autoras brasileiras e também estrangeiras.
“Um clube de leitura é um grupo de pessoas que leem o mesmo livro e se reúnem, de tempos em tempos, para conversar sobre cada uma das obras lidas.”