As Entidades vem a público expressar profunda preocupação com as recentes notícias divulgadas, pela reunião do Presidente da República com representantes de diversos fundos de pensão, incluindo nossa FUNCEF, tratando da possibilidade de utilização de recursos dos mesmos no financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Reconhecemos a importância do PAC como um instrumento fundamental ao desenvolvimento socioeconômico do país, promovendo obras de infraestrutura que impactam positivamente a vida de milhões de brasileiros.

No entanto, é imperativo que qualquer iniciativa envolvendo o uso de recursos de fundos de pensão seja tratada com extrema cautela e transparência, especialmente quando se trata de reservas que pertencem aos trabalhadores e aposentados da CAIXA.

Os fundos de pensão, como a FUNCEF, possuem a primordial responsabilidade em garantir a aposentadoria e o bem-estar dos seus participantes e familiares. Suas aplicações devem estar estritamente alinhadas com essa missão em assegurar rentabilidade sem colocar em risco a estabilidade futura daqueles que confiaram suas economias aos fundos.

Reiteramos que a utilização desses recursos deve seguir rigorosamente os princípios de segurança, rentabilidade, solvência e transparência, preservando os interesses dos participantes e assistidos. É essencial que qualquer decisão relacionada aos investimentos dos recursos seja amplamente debatida com todas as partes interessadas, incluindo trabalhadores, aposentados e suas representações.

Nosso anseio é que o Governo e a direção da FUNCEF possam esclarecer detalhes da reunião e garantir que os interesses dos participantes sejam preservados acima de qualquer outro objetivo. Reafirmamos nosso compromisso em defender os direitos dos trabalhadores e aposentados da CAIXA, vigilantes para assegurar que a FUNCEF continue a cumprir o papel de proteger o futuro de seus participantes.

Estamos à disposição para dialogar e contribuir com propostas que resguardem a integridade dos fundos de pensão e apoiem o desenvolvimento do país de maneira responsável e sustentável.
Contec, Advocef, Anacef, Aneac, AudiCaixa, Anipa, Fenacef, Fenag, Social Caixa e Uneicef.